sábado, 17 de setembro de 2011

ARGUMENTANDO: Ethos Logos Pathos


Será que a nossa vida, nossa #retórica(!), resume-se unicamente a esse montão de #Ethos, #Pathos e #Logos que nos perseguem? @marcpbb


Quem argumenta, se quer ter sucesso e obter a adesão do público tem de ter em conta três aspectos fundamentais:

-  O  Logos - o que vai dizer 
-  O  Ethos - a sua pessoa enquanto orador
-  O  Pathos - a quem se dirige;



Ethos -  diz respeito ao carácter do orador, que se for íntegro, honesto e responsável conquista mais facilmente o público. Enquanto orador, deve possuir certas competências para ter sucesso como a capacidade de dialogar (tanto de comunicar como de ouvir), de optar, de pensar e de se comprometer, por isso, ser-se uma pessoa cuja opinião se atribui algum valor, é já  uma boa qualidade.  



Logos - É a consideração pelo conteúdo do discurso por parte do orador, se este quer que a mensagem passe. Para isso tem de apresentar claramente a tese que vai defender, seleccionar bem os argumentos que fundamentam a tese (argumentos que diminuam as hipóteses de refutação), apresentando os mais fortes no início e repetindo-os no fim, antecipar objecções à tese (para desvalorizar os contra-argumentos) e procurar recursos estilísticos (retórica).


Pathos - Define-se pela sensibilidade do auditório que é variável em função das características do mesmo. É preciso perceber, por mera intuição, o que o move, a que é sensível, numa palavra como quebrar o gelo inicial. O orador tem de seleccionar as estratégias adequadas para provocar nele as emoções e as paixões necessárias para suscitar a adesão e levá-lo a mudar de atitude e de comportamento. Claro que o orador serve-se de argumentos racionais mas não pode deixar de usar o se carisma e a sua habilidade oratória.

Fonte: http://fil1011.blogs.sapo.pt/2618.htmlhttp://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/acetatos/excerto11_cap2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Where are your Twitter friends?

Este mapeamento de seguidores no twitter acima é bastante falho, por exemplo. Perceba que sou brasileiro, mas a marca rosada não se encontra no Brasil. Tenho muitos seguidores brasileiros, mas apenas alguns deles são exibidos. É uma ferramenta que não funciona perfeitamente bem, não carrega todos os seguidores da pessoa. Alguém se habilita a criar uma ferramenta melhor no naipe da que postei nos tópicos do blog?
Esta ferramenta também não é suficientemente boa. Veja que ela é capaz de mapear apenas até os últimos 1000 seguidores. E ela insere essas marcas gigantescas no site, balões enormes que dificultam a visualização. Seria mais interessante se fossem apenas "pinguinhos" no mapa. É preciso uma ferramenta que coloque todos os seguidores de alguém no mapa como pinguinhos bem pequenos para gerar nuvens mais fiéis e visualizáveis de onde se concentram mais os seguidores da pessoa, ferramenta que seja free e compartilhável em redes, blogs, etc.